quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fraternidade Viva 2016 - Casa Comum, nossa responsabilidade

Saudações, colegas professores!

O FRATERNIDADE VIVA, inspirado sempre nas reflexões da Campanha da Fraternidade (CF) – este ano uma iniciativa do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs), atinge anualmente cerca de 9 mil professores e consequentemente seus respectivos estudantes das redes pública e privada de ensino. É uma iniciativa sólida, sem fins lucrativos (visto que o material é oferecido gratuitamente) e principalmente ecumênica. Trata-se de uma proposta de reflexão sobre temas emergentes da realidade estudantil numa perspectiva positiva de relação com o Transcendente. Este material, apoiado em uma filosofia interdisciplinar, foi elaborado de acordo com as idades e o nível de maturidade dos estudantes.

Pelo décimo primeiro ano consecutivo chega às vossas mãos o material FRATERNIDADE VIVA.  São onze anos de sementes lançadas e muitos frutos colhidos, graças ao empenho e comprometimento de muitos e ainda a parceria de outros. A Igreja se alegra e manifesta sua gratidão a Deus por isso.

A principal preocupação da equipe elaboradora é oferecer uma proposta simples e atual, capaz de chamar a atenção de toda a comunidade escolar para a possibilidade de transformação do mundo através do bem que podemos fazer.

É com imensa satisfação que novamente nos unimos como verdadeiro “corpo docente” a fim de trabalhar e conquistar uma educação que seja não mero transmitir de saber técnico, mas crescimento humano aliado ao conhecimento. Nós fazemos a diferença na Educação sempre que vemos nossos educandos como seres individuais, únicos, criativos e vencedores em potencial. Todos sabemos que o mundo atordoado e complexo à nossa volta compromete e dificulta uma educação que prime pelo indivíduo pregando a cultura da formação massificada e alheia a reflexão.

Pensando nisso e acreditando no diferencial positivo dos professores de nossa região é que a Diocese de Toledo (que compreende a extensão de 19 municípios), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Sínodo Rio Paraná), os núcleos e secretarias municipais da Educação, juntam forças e, valendo-se dos diversos meios pedagógicos, realizam esse trabalho de  apoio  às  iniciativas  que  promovam  valores  fundamentais  no  meio  escolar  e  ajudem  no processo de sadio amadurecimento de nossos estudantes.

A metodologia deste material obedece a esquemas variados, sempre enfocando o professor como facilitador da ação educativa. O docente poderá realizar as adaptações necessárias para que as atividades propostas atendam as necessidades de seu grupo. Nossa intenção é estimular os estudantes e toda a comunidade escolar a discutir e abraçar essa proposta com alegria, experimentando na prática, uma espiritualidade que alimenta a solidariedade na prática do bem, do serviço ao outro.

Este subsídio é dividido em três partes: a primeira corresponde a roteiros de aulas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º a 5º anos). A segunda parte destina-se aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) e contempla reflexões para o professor e estudantes sobre a temática. Por fim, a terceira parte traz ricos conteúdos para o trabalho com o Ensino Médio e possivelmente Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta última parte não foram elaboradas aulas propriamente ditas, mas atividades dinâmicas que favorecem a reflexão e o despertar crítico dos estudantes. Nesta seção as reflexões tomam um teor um pouco mais denso, levando em consideração a idade e o desenvolvimento dos envolvidos. A ideia é que as atividades propostas possam ser encaixadas dentro do trabalho de outras disciplinas como Língua Portuguesa, História, Filosofia, Educação Ambiental entre outros.

Vale lembrar que todas as atividades não-originais presentes neste livro didático possuem referências bibliográficas. Um ponto importante para os educadores do Ensino Fundamental I é que há uma cartilha própria para o uso dos estudantes, a qual constantemente será utilizada para a execução das atividades contidas neste livro didático. É importante que o professor verifique se esse material chegou às mãos dos estudantes em quantidade suficiente. Em caso negativo, basta procurar junto a direção da Escola ou ainda através do seguinte contato:

Secretariado Diocesano de Pastoral (secretário Renato) - e-mail: secretariapastoral@diocesetoledo.org – telefone: (45) 3252 1417.

Argumenta-se por fim, que todo esse trabalho é desenvolvido por profissionais voluntários com Licenciatura Plena e experiência docente, portanto com conhecimento do universo escolar e de sua complexidade. Lembra-se ainda que todas as críticas e sugestões são bem vindas e o Blog FRATERNIDADE VIVA serve como canal para a comunicação entre os estabelecimentos de ensino e a coordenação do projeto.

A origem dessa proposta é cristã, mas o desejo de construção de um planeta melhor com seres humanos mais críticos e éticos é sonho de todos nós. Com essa intenção, invocamos as bênçãos de Deus para as escolas, direções, equipes pedagógicas, professores e estudantes.

E, que nossa voz se levante sempre mais no desejo de servir a humanidade através da solidariedade e da fraternidade.

Com carinho e desejos de um ótimo ano letivo,


Profa. Maria Auxiliadora Peron

Equipe de elaboração FRATERNIDADE VIVA

Nenhum comentário: