Saudações,
colegas professores!
O
FRATERNIDADE VIVA, inspirado sempre nas reflexões da Campanha da Fraternidade
(CF) – este ano uma iniciativa do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas
Cristãs), atinge anualmente cerca de 9 mil professores e consequentemente seus
respectivos estudantes das redes pública e privada de ensino. É uma iniciativa
sólida, sem fins lucrativos (visto que o material é oferecido gratuitamente) e
principalmente ecumênica. Trata-se de uma proposta de reflexão sobre temas
emergentes da realidade estudantil numa perspectiva positiva de relação com o
Transcendente. Este material, apoiado em uma filosofia interdisciplinar, foi
elaborado de acordo com as idades e o nível de maturidade dos estudantes.
Pelo décimo
primeiro ano consecutivo chega às vossas mãos o material FRATERNIDADE VIVA. São onze anos de sementes lançadas e muitos frutos
colhidos, graças ao empenho e comprometimento de muitos e ainda a parceria de
outros. A Igreja se alegra e manifesta sua gratidão a Deus por isso.
A
principal preocupação da equipe elaboradora é oferecer uma proposta simples e
atual, capaz de chamar a atenção de toda a comunidade escolar para a
possibilidade de transformação do mundo através do bem que podemos fazer.
É com
imensa satisfação que novamente nos unimos como verdadeiro “corpo docente” a
fim de trabalhar e conquistar uma educação que seja não mero transmitir de saber
técnico, mas crescimento humano aliado ao conhecimento. Nós fazemos a diferença
na Educação sempre que vemos nossos educandos como seres individuais, únicos,
criativos e vencedores em potencial. Todos sabemos que o mundo atordoado e
complexo à nossa volta compromete e dificulta uma educação que prime pelo
indivíduo pregando a cultura da formação massificada e alheia a reflexão.
Pensando
nisso e acreditando no diferencial positivo dos professores de nossa região é
que a Diocese de Toledo (que compreende a extensão de 19 municípios), a Igreja
Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Sínodo Rio Paraná), os núcleos e
secretarias municipais da Educação, juntam forças e, valendo-se dos diversos
meios pedagógicos, realizam esse trabalho de
apoio às iniciativas
que promovam valores
fundamentais no meio
escolar e ajudem
no processo de sadio amadurecimento de nossos estudantes.
A
metodologia deste material obedece a esquemas variados, sempre enfocando o
professor como facilitador da ação educativa. O docente poderá realizar as
adaptações necessárias para que as atividades propostas atendam as necessidades
de seu grupo. Nossa intenção é estimular os estudantes e toda a comunidade
escolar a discutir e abraçar essa proposta com alegria, experimentando na prática,
uma espiritualidade que alimenta a solidariedade na prática do bem, do serviço
ao outro.
Este
subsídio é dividido em três partes: a primeira corresponde a roteiros de aulas
para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º a 5º anos). A segunda parte
destina-se aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º a 9º anos) e contempla
reflexões para o professor e estudantes sobre a temática. Por fim, a terceira
parte traz ricos conteúdos para o trabalho com o Ensino Médio e possivelmente
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta última parte não foram elaboradas
aulas propriamente ditas, mas atividades dinâmicas que favorecem a reflexão e o
despertar crítico dos estudantes. Nesta seção as reflexões tomam um teor um pouco
mais denso, levando em consideração a idade e o desenvolvimento dos envolvidos.
A ideia é que as atividades propostas possam ser encaixadas dentro do trabalho
de outras disciplinas como Língua Portuguesa, História, Filosofia, Educação
Ambiental entre outros.
Vale
lembrar que todas as atividades não-originais presentes neste livro didático
possuem referências bibliográficas. Um ponto importante para os educadores do
Ensino Fundamental I é que há uma cartilha própria para o uso dos estudantes, a
qual constantemente será utilizada para a execução das atividades contidas
neste livro didático. É importante que o professor verifique se esse material
chegou às mãos dos estudantes em quantidade suficiente. Em caso negativo, basta
procurar junto a direção da Escola ou ainda através do seguinte contato:
Secretariado
Diocesano de Pastoral (secretário Renato) - e-mail: secretariapastoral@diocesetoledo.org
– telefone: (45) 3252 1417.
Argumenta-se
por fim, que todo esse trabalho é desenvolvido por profissionais voluntários
com Licenciatura Plena e experiência docente, portanto com conhecimento do
universo escolar e de sua complexidade. Lembra-se ainda que todas as críticas e
sugestões são bem vindas e o Blog FRATERNIDADE VIVA serve como canal para a
comunicação entre os estabelecimentos de ensino e a coordenação do projeto.
A
origem dessa proposta é cristã, mas o desejo de construção de um planeta melhor
com seres humanos mais críticos e éticos é sonho de todos nós. Com essa
intenção, invocamos as bênçãos de Deus para as escolas, direções, equipes
pedagógicas, professores e estudantes.
E, que
nossa voz se levante sempre mais no desejo de servir a humanidade através da
solidariedade e da fraternidade.
Com
carinho e desejos de um ótimo ano letivo,
Profa.
Maria Auxiliadora Peron
Equipe
de elaboração FRATERNIDADE VIVA
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